24 de julho de 2013

A culpa é das estrelas: trechos favoritos


A culpa é das estrelas, um dos meus livros favoritos, de um autor que eu adoro, John Green. Quem me conhece sabe que não é novidade. Quando me contaram a sinopse, pensei que seria sobre o câncer e nunca imaginei que fosse me apaixonar tanto pelo livro, ainda mais porque não conhecia o autor. Ele me tocou de uma maneira que não sei explicar. É um livro sobre dois adolescentes inteligentes e apaixonados, com pensamentos fortes. Ele retrata o que eles são, o que eles sentem. É a história deles, de cada um e não do câncer.

Separei então alguns dos meus trechos favoritos:

"Vai chegar um dia - eu disse - em que todos vamos estar mortos. Todos nós. Vai chegar um dia em que não vai sobrar nenhum ser humano sequer para lembrar que alguém já existiu ou que nossa espécie fez qualquer coisa nesse mundo. Não vai sobrar ninguém para se lembrar de Aristóteles ou de Cleópatra, quanto mais de você. Tudo o que fizemos, construímos, escrevemos, pensamos e descobrimos vai ser esquecido e tudo isso aqui - fiz um gesto abrangente - vai ter sido inútil. Pode ser que esse dia chegue logo e pode ser que demore milhões de anos, mas, mesmo que o mundo sobreviva a uma explosão do Sol, não vamos viver para sempre. Houve um tempo antes do surgimento da consciência dos organismos vivos, e vai haver outro depois. E se a inevitabilidade do esquecimento humano preocupa você, sugiro que deixe esse assunto para lá. Deus sabe que é isso que todo mundo faz." Página 19.

"Todo salvamento é temporário. Eu proporcionei a elas mais um minuto. Talvez esse seja o minuto que vai proporcionar a elas mais uma hora, que é a hora que vai proporcionar a elas mais um ano. Ninguém vai dar a elas uma quantidade infinita de tempo, Hazel Grace, mas a minha vida deu a elas mais um minuto. E isso não é pouco." Página 60.

"Esse é o problema da dor – o Augustus disse, e aí olhou pra mim. ─ Ela precisa ser sentida." Página 63.

– O.k. – falei.
– O.k. – ele disse.Eu ri e repeti:– O.k.Aí a linha ficou silenciosa, mas não completamente muda. Era quase como se ela estivesse no meu quarto comigo, mas de um jeito ainda melhor – como se eu não estivesse no meu quarto e ele, não no dele, mas em vez disso, nós estivéssemos juntos numa invisível e tênue terceira dimensão até onde só podíamos ir pelo telefone.– O.k. - ele disse, depois do que pareceu ser uma eternidade. - Talvez o.k. venha ser o nosso sempre.– O.k. - falei.E foi o Augustus quem desligou." Página 72.

"Enquanto ele lia, me apaixonei do mesmo jeito que alguém cai no sono: gradativamente e de repente, de uma hora para outra." Página 118


" – Estou apaixonado por você - ele disse, baixinho.
– Augustus - falei.
– Eu estou - ele disse, me encar
ando, e pude ver os cantos dos seus olhos se enrugando. - Estou apaixonado por você e não quero me negar o simples prazer de compartilhar algo verdadeiro. Estou apaixonado por você, e sei que o amor é apenas um grito no vácuo, e que o esquecimento é inevitável, e que estamos todos condenados ao fim, e que haverá um dia em que tudo o que fizemos voltará ao pó, e sei
que o sol vai engolir a única Terra que podemos chamar de nossa, e eu estou apaixonado por você." Página 142

" – Ah, eu não ia me importar, Hazel Graze. Seria uma honra ter o coração partido por você." Página 161 

"E então, de repente, estávamos nos beijando. Minha mão largou o carrinho de oxigênio, segurou o pescoço de Gus, enquanto ele me puxou para cima da cintura, me deixando na ponta dos pés. Quando os lábios semiabertos dele encontraram os meus, comecei a sentir uma falta de ar totalmente inédita e fascinante. O espaço à nossa volta evaporou, e por um estranho momento me senti bem no meu corpo; essa coisa estragada pelo câncer que eu tinha passado vários anos arrastando de um lado para outro parecia, de repente, valer a pena, os tubos no tórax e os PICCs e a incessante traição corporal dos tumores.'' Página 185.

""O que mais? Ela é tão linda! Não me canso de olhar para ela. Não me preocupo se ela é mais inteligente que eu: eu sei que é. É engraçada sem nunca ser má. Eu a amo. Sou muito sortudo por amá-la, Van Houten. Não dá para escolher se você vai ou não vai se ferir neste mundo, meu velho, mas é possível escolher quem vai feri-lo. Eu aceito as minhas escolhas. Espero que Hazel aceite as delas."
Eu aceito, Augustus.
Eu aceito" Página 283, fim do livro.


Se eu pudesse colocaria quase o livro inteiro. Me encanta profundamente e quem não leu precisa providenciar já. Vale lembrar que está sendo produzido o filme de "A culpa é das estrelas". E que eu estou super ansiosa. Que eu preciso assistir. Eu espero que tragam pras telas de cinema um filme fiel ao livro... Resta esperar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário