23 de julho de 2013

Haikai: objetividade e precisão


O haikai é uma forma de poesia que nasceu lá no Japão, há alguns séculos. São poemas cercados por objetividade e precisão. Descobri há pouco tempo, quando comecei a me interessar mais por poesia e eles me encantaram.

Tradicionalmente (no Japão), são impressos em apenas uma linha vertical, mas na língua portuguesa, em sua maioria, aparecem em três versos horizontais. Eu, particularmente, acho mais bonitinhos em três versos, mas acho que é porque me acostumei com eles assim.

Ele já existia há tempos lá no Japão quando surgiu aqui no Brasil, no século XX. Alguns dos grandes nomes do haikai aqui no Brasil: Paulo Leminski, Afrânio Peixoto, Millôr Fernandes, Guilherme de Almeida, Waldomiro Siqueira Júnior, Jorge Fonseca Júnior, José Maurício Mazzucco, Wenceslau de Moraes, Oldegar Vieira, Osman Matos, Abel Pereira.

Selecionei alguns haikais:

"E cruzam-se as linhas
no fino tear do destino
Tuas mãos nas minhas." - Guilherme de Almeida

"amar é um elo
entre o azul
e o amarelo" Paulo Leminski

"tarde cinzenta
o nevoeiro
pulveriza o pinhal"Rogério Martins

"é meu conforto:
da vida só me tiram
morto" Millôr Fernandes

Pra quem quiser, tem um site super legal, que selecionou mais de 1000  haikais. É como uma caixinha de haikais. Basta ir clicando na flor e um novo haikai aparece. Espero que quem quer que tenha lido o post desfrute deles.

 http://www.seabra.com/haikai/

Nenhum comentário:

Postar um comentário